segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Tecnologia da Informação Custo ou Investimento ?

Uma questão constante dentro das empresas, principalmente nas empresas de Engenharia, é como a Tecnologia da Informação é encarada.
Muitas empresas encaram os valores gastos com a tecnologia da informação como custo, pois não vêem como essas ferramentas podem gerar resultados  para as mesmas.
Os elevados investimentos que são feitos em hadware e software contribuem para que os executivos tenham a impressão que esse custo é demasiado, e o fato da intangilibilidade do software ajuda a reforçar essa impressão.
Muitos apostam que com a compra de um ERP todos os seus problemas serão resolvidos, e não se lembram que o principal problema na maioria das vezes está nos processos das empresas.  A visão deturpada de que um ERP irá resolver tudo logo de partida faz com que a frustração se torne grande. Essa visão, muitas vezes, é alimentada pelo profissional de vendas que apresenta a solução focando nas melhores características que o produto oferece e em momento algum salienta que tudo aquilo que é mostrado só é possível se apoiado por processos bem estabelecidos.
A visão da necessidade de revisão dos processos traz a reboque, muitas vezes, a necessidade de uma consultoria  para fazer esses ajustes. Isso traz mais um custo indireto a ferramenta que está sendo adquirida, e infelizmente o que se vê nesse momento é o acréscimo dos custos.
Poucos tem a visão correta que com a implementação de uma ferramenta de ERP irá proporcionar à empresa uma melhor organização de seus processos, um maior nível dos controles tanto administrativos quanto de obra.
Com esse controles terão condição de melhorar a precisão dos orçamentos, um melhor controle dos gastos, aumento na previsibilidade de custos a serem desembolsados e efetiva apuração de resultados e tudo isso com uma agilidade muito maior.
Ao destacar todas essas possibilidades para os empresários, temos que salientar sempre que isso tudo deve estar pautado em processos rígidos e bem organizados, caso esses processos estejam funcionando adequadamente “até no papel de pão” os resultados serão obtidos.
Com esses resultados em mãos podemos demonstrar facilmente o quanto as ferramentas de TI podem agilizar os processos e reduzir os custos de operação , e com isso demonstrar que os valores empenhados são Investimentos e não Custos.

2 comentários:

  1. É importante que isto fique bem claro para a alta direção das empresas de engenharia, até para que estes estejam empenhados em buscar uma associação do melhor do ERP juntamente com um melhor desenho dos processos de negócios.

    Marcus,
    Parabéns pelo blog. Também fui um funcionário RM/TOTVS e atualmente estou trabalhando em uma empresa de engenharia, com a administração dos sistemas ERP (CorporeRM).

    ResponderExcluir
  2. Cristiano, muito obrigado pelo comentário.
    Irei postar periodicamente a minha Experience com o intuito de ajudar na troca de conhecimento nessa área com tantas particularidades.

    ResponderExcluir